Redação/OCaete
As pessoas que residem ao longo das comunidades do rio Iaco e que viajam nas embarcações precisam redobrar os cuidados nessa época do ano. Com a vazante que vem sendo registrada, está ocorrendo o desbarrancamento do rio e a incidência da queda de árvores aumenta. Essa constatação foi feita pelo morador Pablo, da comunidade Nova Olinda. Ele atua como barqueiro e tem bastante experiência em termos de navegação.
Nesta semana, Pablo está subindo o rio Iaco e constatou que em alguns locais o desbarrancamento é evidente. “Muitas árvores de grande e pequeno porte estão caindo dentro do rio por conta desse desbarrancamento e gera dificuldades pra gente. As árvores caem mesmo no percurso que a gente passa e às vezes é preciso fazer manobras arriscadas. É muito importante que todos os moradores fiquem atentos até mesmo para não terem seus barcos atingidos com a queda dessas árvores. É fundamental manter certa distância desses locais que estão derretendo”, relatou.
O alerta feito por Pablo é pertinente. No mês de janeiro, um agente de saúde indígena perdeu a vida em um acidente dessa natureza.
Segundo informações, ele viajava em uma canoa, na companhia dos filhos, quando uma árvore caiu e atingiu todos eles. O indígena não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de receber socorro.



