Redação/OCaete
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) baixou a portaria que versa sobre o período defeso na bacia Amazônica. Com isso, desde o dia 15 de novembro algumas espécies de peixes não podem ser capturadas porque se encontram no período de reprodução.
Na região de Sena Madureira, conforme a Colônia dos Pescadores Z3, as espécies proibidas de pescar são: Dourada, Piraíba, Surubim, Pacu, Jaraqui, Sardinha, Pirapitinga, Aruanã, Mapará e matrinxã.
Nesse sentido, o próprio Ibama tem a incumbência de desenvolver a fiscalização nos rios e, em caso de irregularidades, os profissionais da pesca respondem judicialmente.
Mas, esse período de proibição está perto do fim. No dia 15 de março de 2026, termina o período Defeso e os pescadores poderão voltar às atividades.
Para não deixar os pescadores a ver navios, o Governo Federal vem pagando durante esse período (Novembro a março) o chamado seguro-defeso. Cada pescador tem direito a receber um salário mínimo por mês.
Em Sena Madureira, somente na Colônia de Pescadores Z3, há mais de mil pescadores cadastrados.



