Assessoria
A Prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no começo da noite desta terça-feira (29) uma ação preventiva à Hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. A iniciativa foi em alusão a 26 de abril, celebrado o Dia Nacional de prevenção e combate à Hipertensão Arterial e ocorreu na unidade básica de saúde Carlos Afonso.
O evento contou com a presença do secretário municipal de saúde, Willison Viana, o médico João Vitor, coordenadora da unidade, Janete Assem, enfermeiros e demais profissionais da saúde, além dos próprios moradores. “Com o apoio do prefeito Gerlen Diniz, estamos realizando essa mobilização, conversando com os moradores e alertando sobre a importância da prevenção. A ideia mesmo é orientar às pessoas a terem hábitos saudáveis, melhorando a alimentação, praticando exercício físico, tudo isso colabora para que a pressão não seja desregulada. Durante todo esse mês, vamos intensificar, levando, inclusive a nutricionista a pontos estratégicos para alertar sobre os cuidados com a alimentação, dentre outros fatores”, destacou Willison Viana.
“A Hipertensão é uma das doenças mais prevalentes no nosso país. Uma doença silenciosa e que traz problemas graves para a população. Com isso, é muito importante ter esse tipo de ação para que os moradores conheçam mais e possam adotar medidas preventivas. Essa é ação conjunta que visa melhorar a saúde de Sena Madureira”, comentou o Dr. João Vitor.
Segundo levantamento, a Hipertensão Arterial já atinge 35% da população brasileira, além de ser responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país.




